A farinha de rosca, a sesta e outros mitos sobre ganhar peso

A farinha de rosca, a sesta e outros mitos sobre ganhar peso que você vai ouvir no verão

Momento de férias, terraços e lanches. Alguns dias de folga em que normalmente não tomamos muito cuidado com a dieta e é provável que ganhemos alguns quilos a mais que depois será difícil nos livrarmos. É normal e saudável relaxarmos, nos entregarmos a certos caprichos e desfrutá-los sem nos sentirmos culpados.

O aumento do tempo livre, além de se adequar ao beber com a família ou amigos, também pode ser aproveitado para a realização de atividades esportivas (ou simplesmente caminhadas) para compensar possíveis excessos. Como sempre, é melhor usar o bom senso : se conseguimos nos alimentar de maneira saudável na maior parte do tempo, não devemos temer a balança quando voltarmos das férias.

Se conseguirmos nos alimentar de maneira saudável na maior parte do tempo, não precisamos temer a balança quando voltarmos das férias.

É verdade que, além disso, no campo da nutrição e da dietética, podem ser detectados certos mitos sobre determinados alimentos, alguns deles muito típicos desta estação. 

As crenças falsas mais difundidas

Comer fora às vezes torna difícil escolher as opções mais saudáveis ​​ou não calcular bem o que realmente devemos comer. Com o pão, por exemplo, é muito fácil exagerar sem perceber. Um dos mitos mais difundidos é que a farinha de rosca engorda mais que a crosta. “Tudo é pão”, explica Barrena, “tanto o miolo quanto a côdea são feitos dos mesmos ingredientes, por isso nos farão engordar exatamente da mesma forma.”

Também se pensa frequentemente que se optarmos pela versão inteira podemos comer mais, embora a realidade seja que, para o mesmo peso, os produtos integrais têm uma densidade energética ligeiramente inferior: “A presença de fibra no conteúdo intestinal não interfere na absorção global de macronutrientes, portanto não tem efeito ‘per se’ no consumo de energia ”. No campo das calorias, ambos têm praticamente a mesma quantidade. A diferença é que o pão integral contém mais fibras e facilita mais a saciedade, o que nos ajudará a comer menos e melhorar nosso trânsito intestinal.

Os baguetes , outro dos petiscos usuais, também são feitos com farinha, água e sal, mas têm menos água que o pão e, por isso, com peso igual ao de um pão comum, terão mais calorias.

marisco , por exemplo, é uma das melhores opções que temos nestas refeições de verão. Ao contrário da crença popular de que é ruim para o colesterol, esse grupo de alimentos reduz o colesterol no sangue se substituir os alimentos de origem animal: os esteróis marinhos competem com o colesterol pela absorção intestinal. “Além disso”, enfatiza a nutricionista, “é uma grande fonte de proteínas de alto valor biológico, minerais e ácidos graxos poliinsaturados”.

Por fim, mergulhamos em outro clássico do verão: a siesta . Embora muitas vezes se pense que isso contribui para o nosso ganho de peso, há muito pouca diferença entre as calorias que gastamos assistindo televisão e as que queimamos dormindo. No entanto, o que foi comprovado é que “uma soneca de 10 a 20 minutos reduz o estresse e aumenta o desempenho durante a tarde.”

No final das contas, a melhor coisa a fazer nas férias é aproveitar, relaxar e se deliciar com alguns desses alimentos não tão saudáveis ​​sem arrependimentos. Basta estar atentos ao que comemos e procurar seguir, na maioria das vezes, hábitos saudáveis ​​que nos ajudem a compensar possíveis excessos.

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