Jejum intermitente: mitos, danos e benefícios

O que é o jejum intermitente? O que é mais benefício ou dano disso? Qual versão desse método é a mais segura? E o que o processo de auto-renovação e purificação das células do corpo tem a ver com isso? Nós vamos te contar no artigo.

Jejum intermitente e autofagia – pontos sobre i

A Internet está repleta de termos “jejum intermitente, intermitente, cíclico, jejum” nos últimos três anos – depois que o biólogo japonês Yoshinori Osumi recebeu o Prêmio Nobel em 2016 por descrever os mecanismos da autofagia – um processo natural de regeneração e purificação no nível celular.

As opiniões estão ganhando inúmeros artigos de que a abstinência de intervalo desencadeia o processo de “autoprocessamento” e renovação celular no corpo humano, ou seja, a própria autofagia e, como resultado, o corpo se cura, rejuvenesce e se cura de uma série de doenças graves .

Mas … não há nenhuma evidência científica ligando jejum e autofagia. E os artigos nada mais são do que uma manipulação e um movimento de marketing de quem vende informações, medicamentos, serviços médicos, etc.

Yoshinori Osumi estuda a autofagia usando o exemplo dos fungos – levedura, alguns testes foram feitos em camundongos. Pessoas em sua pesquisa não participaram. Sim, os processos de autofagia também ocorrem nas células do corpo humano, mas de acordo com princípios diferentes. E o prêmio Nobel não tem nada a ver com o método de jejum intermitente – o cientista confirmou isso em uma palestra em Moscou em 17 de janeiro de 2020.

No entanto, a ideia de vincular fome e autofagia não surgiu do nada. Durante a pesquisa, descobriu-se que, com uma deficiência de nutrientes criada artificialmente, a célula processa alguns de seus componentes. Como resultado, são formadas partículas universais, que são posteriormente utilizadas para construção e nutrição.

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Graças a esse mecanismo, a célula continua a viver sob estresse. O nível desse estresse é importante: muito irá levar ao envelhecimento prematuro das células e do corpo. Nesse sentido, o trabalho usa o conceito de “fome celular” – e não tem nada a ver com a fome humana. Portanto, todo o resto é apenas manipulação.

Existe outro mito – “você passa fome e se recupera”. O fato de o gene responsável pela autofagia ser capaz de inibir a formação de tumores foi anunciado por cientistas americanos em 1999. Esses e outros dados sugerem que, no processo de autofagia, existe realmente um potencial para combater doenças graves como câncer, diabetes, Alzheimer, Parkinson.

Essa pesquisa está em andamento. Sua principal tarefa é entender como controlar o processo de autofagia para direcioná-lo para a cura, e não para a morte do corpo, já que sua estimulação pode ter efeitos benéficos e prejudiciais. E agora a ligação entre os benefícios da autofagia e o jejum não foi determinada.

Tudo isso não significa que não haja vantagens na abstinência alimentar temporária. Em muitos casos, realmente ajuda se sentir melhor, mas porque a pessoa agiliza a ingestão de alimentos, reduz a ingestão diária de calorias, perde peso e melhora o estado dos vasos sanguíneos. Portanto, mais adiante, falaremos sobre o jejum intermitente fora do contexto da autofagia.

A essência do jejum intermitente

Esta é a divisão da dieta usual em períodos de consumo de alimentos e estrita abstinência. Os períodos sem comida podem durar de 16 a 36 horas. Neste momento, você só pode beber, na verdade, este é um jejum de curto prazo na água.

A vantagem do método é que é psicologicamente mais fácil de tolerar, a pessoa não se recusa a comer por muito tempo, apenas pula o jantar, o café da manhã ou o almoço. O jejum intermitente é adequado para mulheres e homens.

De acordo com um estudo de 2019 da VTsIOM, 48% dos russos consideram sua alimentação correta, o mesmo número defende o ponto de vista oposto. Um estudo realizado dois anos antes mostrou que mais da metade dos nossos concidadãos (53% – este número está a crescer ao longo dos anos) segue uma ou outra dieta: 9% – uma dieta recomendada por um médico, 14% – escolhida independentemente, 30 % – em geral, tente comer alimentos saudáveis.

O jejum é mais frequentemente usado para perda de peso. Esse tipo de nutrição, quando bem realizado, faz com que o corpo queime os depósitos de gordura. É importante entender: a perda de peso ocorre às custas da redução do número de calorias consumidas por dia. Portanto, vale a pena revisar a dieta.

A primeira e mais importante regra: antes de mudar para qualquer forma de dieta, vale a pena consultar um médico, fazer um exame prévio, para excluir doenças crônicas e deficiência de nutrientes no sangue, em particular glicose, vitamina B12 e D A deficiência identificada de minerais e vitaminas deve primeiro ser reposta.

A quantidade diária de calorias é reduzida para 1500 – 1700 kcal em média. É importante dormir pelo menos sete horas (a falta de sono também aumenta ainda mais a fome), tente adormecer antes das 00h00. É melhor abandonar o café, os maus hábitos, pois aumentam a sensação de fome.

Entre o jejum, doces e fritos são aceitáveis ​​com moderação, mas para um resultado pronunciado é melhor seguir uma nutrição adequada. É preciso lembrar sobre beber, o mínimo clássico é de 1,5 litro de água pura, mas os especialistas dizem o seguinte: beba o quanto o corpo precisar.

É importante não se esquecer da atividade física. No entanto, com um baixo teor de calorias diárias, os adeptos de treinos diários intensos, pelo menos pela primeira vez, são melhores em reduzir a sua intensidade. Uma nutrição adequada e uma atividade física viável permitem que uma pessoa não apenas tenha uma boa aparência, mas também se sinta melhor.

A prática é interrompida devido a dores de estômago, tonturas, fraqueza e outros sintomas alarmantes.

Tipos de jejum intermitente

A proporção dos períodos de abstinência e alimentação pode ser de 16 horas e 8 horas, ou 14/10 ou 20/4. A opção radical: 36 horas de jejum.

Segundo os médicos, os modos mais seguros são 16/8 e 14/10. Eles correspondem ao relógio fisiológico do corpo. É por isso que uma pessoa não sente uma fome pronunciada, uma vez que o suprimento de glicose no fígado ainda está em um nível normal, o corpo funciona de forma confortável.

Avaliações sobre o jejum intermitente sugerem que você pode comer dessa maneira por uma semana, dois ou três dias, se não estivermos falando sobre um grande número de quilos extras. O esquema é escolhido levando em consideração contra-indicações, preferências, horário de trabalho e outros fatores.

Embora recomendem tratar o jejum intermitente com cautela, os médicos não negam as vantagens desta forma de alimentação. E isso:
    • simplificar a dieta;
    • correção e sustentação de peso;
    • eliminação da resistência à insulina, levando ao diabetes e à obesidade;
    • reduzir os níveis de açúcar em uma pessoa saudável tem um efeito benéfico no funcionamento dos rins, pâncreas e vasos sanguíneos;
    • melhora a atividade cerebral;
    • A grelina, o “hormônio da fome”, ajuda a restaurar as células nervosas envolvidas nos processos de memória.

No entanto, este regime tem muitos riscos e desvantagens:
    • redução dos níveis de glicose – por exemplo, com pressão arterial baixa, pode ocorrer desmaios;
    • possíveis excessos, rupturas;
    • as calorias extras não se queimam por si mesmas: isso requer treinamento regular e controle nutricional;
    • com a prática prolongada de jejum, a estagnação da bile é possível e, como consequência, o desenvolvimento de doença do cálculo biliar.

Contra-indicações

Esse jejum é chamado de curativo por causa de uma ampla gama de contra-indicações. Não é adequado para crianças, mulheres grávidas e lactantes, pessoas com doenças do trato gastrointestinal, pacientes com ou suscetíveis a colelitíase. Para esse paciente, os médicos recomendam refeições fracionadas – comer em pequenas porções. Com a pressão arterial baixa, você também deve evitar morrer de fome – uma queda nos níveis de glicose leva ao desmaio.

Existe o risco de desenvolver gastrite e até úlceras no futuro, uma vez que pensamentos constantes sobre a comida levam a um aumento da secreção de ácido estomacal, irritando as paredes do estômago vazio. Portanto, se os planos incluem jejum por mais de alguns dias, é importante introduzir tal regime sob a supervisão de um médico.