Jejum mediterrâneo, paleo ou intermitente: qual dieta é mais eficaz?

Cientistas da Universidade de Otago da Nova Zelândia decidiram testar como as dietas populares funcionam em condições reais com pessoas de baixa e média renda. Uma diferença importante entre este trabalho e os existentes é o autocontrole dos participantes do experimento ao invés das condições clínicas. Em pesquisa Jejum intermitente, dietas paleolíticas ou mediterrâneas no mundo real: análises secundárias exploratórias de um ensaio de perda de peso que incluiu escolha de dieta e exercícios.envolveu 250 adultos saudáveis ​​com sobrepeso ( IMC acima de 27, em 70% era acima de 30).

Os sujeitos tiveram a oportunidade de escolher uma dieta por conta própria entre as três propostas. Como resultado, 54% escolheram o intervalo de inanição , 27% – a dieta mediterrânea , e 18% – paleodietu . Eles seguiram a dieta escolhida por 12 meses, com controle regular de peso e saúde (incluindo pressão arterial e açúcar no sangue).

Características das dietas:

  • No caso de jejum intermitente , o esquema 5/7 foi usado: cinco dias por semana, os participantes do experimento podiam comer o quanto quisessem, mas dois dias por semana as mulheres podiam receber um máximo de 500 kcal por dia, os homens – não mais que 600 kcal. Os próprios participantes escolheram os dias de fome.
  • A dieta Paleo foi modificada: embora normalmente exclua laticínios, grãos e legumes, o experimento permitiu que os participantes consumissem pequenas quantidades de grãos e legumes. Para o resto, a dieta consistia principalmente em frutas, vegetais, proteínas animais, nozes, produtos derivados do coco e azeite virgem extra .
  • A dieta mediterrânea seguiu o padrão. A dieta consistia em frutas, vegetais, pães integrais e cereais, legumes, nozes e azeite. Além disso, em quantidades limitadas, era permitido comer peixe, frango, ovos e laticínios. Com essa dieta, você pode comer carne vermelha no máximo uma vez por semana.

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Como resultado, aqueles que aderiram ao jejum intermitente perderam em média 4 kg, enquanto muitos participantes observaram que nem sempre conseguiam aderir às 500/600 kcal exigidas nos dias de fome. A dieta mediterrânea mostrou uma perda média de peso de 2,8 kg, o estudo não destaca nenhuma dificuldade particular. A perda de peso com a dieta Paleo ajudou a reduzir o peso em 1,8 kg, foi extremamente difícil para os participantes desistir de doces e grãos, aderindo à dieta recomendada.

Separadamente, nota-se que o jejum intermitente e a dieta mediterrânea contribuíram para a redução da pressão arterial. A dieta mediterrânea também ajudou a trazer os níveis de açúcar no sangue para mais perto do normal. Os cientistas reconheceram a influência da dieta paleo nesses indicadores como insignificante.

Em geral, o Mediterrâneo foi o mais confortável para os sujeitos: no final da experiência, 57% dos participantes decidiram continuá-la. O jejum intermitente foi apreciado por 54% dos que o experimentaram, mas apenas 35% continuaram com a dieta paleo.

Os cientistas observam que o principal critério na escolha de uma dieta são as preferências de uma pessoa, porém, segundo as estatísticas, a dieta paleo é menos eficaz que suas duas concorrentes.

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