Superando a ansiedade do desempenho sexual

Superando a ansiedade do desempenho sexual

Steve Prezant/Getty Images

A ansiedade de desempenho sexual e a disfunção erétil são problemas sexuais comuns. Preocupações com as expectativas de um parceiro e preocupações pessoais estão entre os fatores que contribuem.

O estresse relacionado ao sexo pode levar à ansiedade de desempenho. Isso, por sua vez, pode levar à disfunção erétil (DE) , que ocorre quando uma pessoa tem dificuldade em obter ou manter uma ereção.

Alguns métodos simples de enfrentamento podem ajudar as pessoas a lidar com a DE quando ela se origina da ansiedade de desempenho.

Qual é a ligação entre ansiedade de desempenho e DE?

A ansiedade de desempenho e a DE podem estar relacionadas de várias maneiras. O estresse e a ansiedade em relação ao desempenho sexual ou ao prazer de um parceiro podem causar disfunção sexual em qualquer pessoa, independentemente do sexo.

Quando uma pessoa se sente incapaz de atender às expectativas sexuais de um parceiro, ela pode começar a se sentir indigna ou incapaz.

Esses sentimentos de inadequação e baixa autoestima podem levar a sintomas físicos, como a DE.

Os pesquisadores listam os fatores psicológicos como uma das várias causas da disfunção erétil. Em outras palavras, o estado de espírito de uma pessoa pode afetar sua capacidade de desempenho sexual.

Causas da ansiedade de desempenho

A ansiedade de desempenho normalmente resulta dos pensamentos negativos de uma pessoa sobre sua capacidade de um bom desempenho durante a atividade sexual. Uma pessoa pode estar preocupada com a inadequação sexual ou a incapacidade de agradar a um parceiro.

Os fatores que podem influenciar esses sentimentos incluem:

  • imagem corporal
  • tamanho do pênis
  • percepções de virilidade
  • ideias sobre papéis de gênero
  • problemas de relacionamento
  • o uso de pornografia na internet

Lidar com questões financeiras, questões familiares ou estresse no trabalho também pode afetar o estado mental de uma pessoa e contribuir para a ansiedade de desempenho.

Para obter mais informações e recursos apoiados por pesquisas para a saúde masculina, visite nosso hub dedicado.

Causas de DE

ED pode acontecer quando vários fatores contribuintes interagem, incluindo:

  • equilíbrio hormonal
  • fatores neurológicos
  • circulação sanguínea
  • saúde mental e fatores psicológicos

Outras coisas que podem contribuir para a DE incluem:

  • depressão
  • desinteresse
  • perda de atração
  • estresse
  • baixos níveis de testosterona
  • fumar
  • abuso de álcool ou drogas
  • doença crônica
  • distúrbios renais
  • danos nos nervos por diabetes
  • acidente vascular encefálico
  • ferimentos
  • irradiação pélvica
  • cirurgia recente

Alguns medicamentos também podem causar disfunção erétil, especialmente aqueles que perturbam ou alteram os hormônios, os nervos ou a pressão arterial .

Eles incluem:

  • antidepressivos
  • medicamentos antiinflamatórios
  • medicamentos para hipertensão
  • drogas para batimento cardíaco irregular
  • relaxantes musculares
  • terapia hormonal
  • quimioterapia
  • drogas que afetam a próstata

Um médico ou farmacêutico pode ajudar a identificar potenciais efeitos colaterais antes que uma pessoa comece um novo medicamento.

Leia mais em: Erectaman

ED e saúde mental

ED não é apenas um problema físico. Pode afetar a saúde mental, os relacionamentos e a vida social de uma pessoa.

Especialistas encontraram links entre ED e:

  • ansiedade
  • depressão
  • estresse
  • baixa autoconfiança
  • baixa autoestima
  • dificuldades de relacionamento
  • problemas de sono

Isso pode desencadear ansiedade de desempenho e também pode resultar dela.

Se uma pessoa tem uma ereção ao acordar pela manhã, mas não durante a atividade sexual, pode haver uma causa emocional ou psicológica.

O tratamento psicológico e o aconselhamento, como a terapia cognitivo-comportamental , podem ajudar a superar as preocupações sobre o desempenho sexual e a disfunção erétil.

Sintomas

A ansiedade de desempenho afeta a todos de maneira diferente, pois nem todos reagem ao estresse e à ansiedade da mesma maneira.

Além de DE, a ansiedade de desempenho pode levar a:

  • ejaculação precoce
  • uma incapacidade de orgasmo
  • uma falta de interesse em sexo

A pesquisa também sugere que pessoas heterossexuais que experimentam ansiedade de desempenho podem ser mais propensas a buscar experiências sexuais fora de um relacionamento estável.

Os sintomas físicos da DE incluem dificuldade em obter ou manter uma ereção. Também pode levar à perda do desejo sexual.

Como lidar

Várias dicas podem ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade de desempenho e a disfunção erétil e permitir que tenham experiências sexuais positivas.

Evite o ciclo

A maioria das pessoas tem uma experiência sexual decepcionante de vez em quando. A disfunção erétil ocasional geralmente não é motivo de preocupação.

No entanto, se a decepção levar ao medo e à ansiedade, e esses sentimentos persistirem, eles podem impedir a futura atividade sexual.

É essencial reconhecer que a incapacidade de executar de vez em quando não significa que uma pessoa seja incapaz de fazer sexo.

Isso pode significar que eles estavam sob estresse ou enfrentando ansiedade naquele momento. Em outro momento, quando o estresse não estiver presente, eles poderão desfrutar do sexo como antes.

Mudar o foco para a causa, ao invés dos sintomas, pode ajudar a pessoa a reduzir a pressão que ela coloca sobre si mesma para ter um bom desempenho todas as vezes, especialmente em momentos de maior estresse.

Concentre-se nos sentidos

Uma pessoa com ansiedade de desempenho pode reviver mentalmente suas falhas sexuais percebidas e continuamente se preocupar com o que seu parceiro sexual está pensando ou como outro parceiro pode percebê-los.

Pode ajudar focalizar totalmente a mente nos sentidos durante a atividade sexual, em vez de pensar demais ou analisar o evento.

Focar no que as mãos estão sentindo ou no que os olhos estão vendo pode ajudar a bloquear pensamentos ansiosos sobre o desempenho.

Velas perfumadas ou música também podem contribuir para a experiência sensorial e ajudar a reduzir a ansiedade.

Exercício

A pesquisa observou uma ligação entre fazer pouco ou nenhum exercício físico e experimentar os sintomas de DE. Completar uma rotina simples de exercícios de 20 a 30 minutos algumas vezes por semana pode aumentar o bem-estar geral e reduzir os níveis de estresse, o que pode ser útil.

Outras técnicas

Muitas outras técnicas podem ajudar a tratar a ansiedade de desempenho e a DE. Esses incluem:

  • meditações guiadas, como terapia de imagens guiadas
  • aconselhamento de casais
  • terapia sexual
  • educação sexual
  • práticas de alívio do estresse, como atenção plena e ioga

Também pode ser útil para uma pessoa ser aberta com quaisquer parceiros sexuais sobre seus sentimentos de ansiedade de desempenho. Isso pode reduzir o estresse e o parceiro pode ajudar a pessoa a encontrar soluções para aliviar sua ansiedade.